Saudade do formatinho?!

by

Quem compra quadrinhos de herói no Brasil sabe que existe um processo de tradução, adaptação e edição que separa o material vindo das editoras americanas do produto final que se compra nas bancas No passado, quem é da velha guarda deve se lembrar, essa separação era um verdadeiro abismo que incluía quase 10 anos de atraso entre os lançamentos de fora e os daqui, textos mutilados para caberem no reduzido espaço da versão brasileira e a verdadeiras mutilações e fusões de títulos diferentes para poder contar uma história. Essa fase corresponde à época em que a Editor Abril publicava quadrinhos da Marvel e DC no Brasil durante os anos 80 e 90 e esses gibis são carinhosamente apelidados de “Formatinhos”. Porém, os formatinhos ainda guardam seu charme!

O formatinho foi inaugurado na revista 22 do Pato Donald em 1952 e quanto mais seu público alvo crescia e ia descobrindo as origens norte-americanas das revistas que liam, mais cobravam por uma maior aproximação do conteúdo original, até culminar na extinção do formatinho no final dos anos 90 em favor dos formatos originais americanos, que além de terem mais espaço para adaptar confortavelmente os textos, também mantinham as cores originais em pleno estouro do Photoshop pós Image.

Não se sabe se são as cores chapadas e os fundos monocromáticos, as curtas frases de impacto e diálogos truncados ou as capas montadas com pedaços das capas originais, mas os formatinhos da Abril vem conquistando um novo público. Seja pelas cores fortes e a leitura mais simples, ou simplesmente porque os formatinhos dos anos 80 estavam recheados do que para muitos são os Super-heróis em sua melhor forma. Heróis da Tv, Superaventuras Marvel, Grandes Heróis Marvel, Superamigos, Heróis em Ação… São inúmeros títulos que povoavam as bancas de revista e que agora estão voltando para fazer aquilo que as revistas novas aparentemente não conseguem…

…Formar novos leitores!
E aproveitem que nos recebemos uma carga grande de formatinhos da Abril. Muitos clássicos, edições que não foram reimprimidas e especiais!

Por: Lima Neto

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: